segunda-feira, 1 de julho de 2013

VITRAL

VITRAL

O vitral originou-se no Oriente por volta do século X. Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do Sol que por eles penetravam, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas. Utilizando a técnica a professora Zaira Valandro desenvolveu com nossos alunos o projeto com a arte de vitral, mas utilizando celofane colorido e papel colorset, produziram peças lindas e que deram vida as vidraças de nossas salas de aula.

SEI NÃO, SÓ SEI QUE ME CONTARAM ASSIM!

SEI NÃO, SÓ SEI QUE ME CONTARAM ASSIM!

As rodas de conversas para contar causos, declamar poemas e parlendas, emocionar com histórias folclóricas, rir com muitas piadas e suar ao som das cantigas de rodas eram esses os passatempos de nossos avós, de nossas bisavós. Com o interesse de relembrar como eram bons esses tempos a professora Cleonice Freitas levou os alunos para uma roda de conversa com a D. Lira Queiroz, ex-prefeita de Nobres e mãe de 4 professores, e o Sr. Mário Moreira, pai da nossa TAE “Bene”. Os alunos ouviram ansiosamente a fala de cada um dos anfitriões e após as visitas os mesmos desenvolveram um belíssimo trabalho com as histórias que ouviram.

ROBÓTICA

ROBÓTICA

Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controlados por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo é uma imitação da vida, não passa de fios úmidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Dando continuidade ao projeto de robótica utilizando o material adquirido pela escola, os professores Alfredo Gusmão e Irene Bianchini mostraram aos alunos os benefícios da robótica e sua atuação na agricultura, na medicina, na escola dentre outros em que se faz necessário sua atuação.

NOBRES - QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ

NOBRES – QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ

A região do atual município de Nobres foi ponto de passagem, no início do movimento garimpeiro em Mato Grosso, no sentido sul/oeste, que começou em 1747, entre Cuiabá e Diamantino. É Território habitado imemorialmente por povos indígenas da nação bacairis. Nobres é uma região rica em belezas naturais. Nos meandros da Serra do Tombador escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras e grutas, e algumas totalmente inexploradas. Existem sítios arqueológicos de grande valor científico, onde proliferam pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antiguidade da vida humana na região.

MEIO AMBIENTE E CERRADO

MEIO AMBIENTE E CERRADO

A conscientização dos educandos foi o meio em que os professores Sidnei Mendes e Cláudia Infantino desenvolveram para trabalhar o Meio Ambiente e o Cerrado, plantação típica do estado de Mato Grosso. O projeto deu inicio no primeiro bimestre letivo e se estendeu até o segundo onde os alunos teoricamente desenvolveram e debateram conceitos, em expedição ao Horto Florestal e ao Zoológico de Cuiabá os alunos puderam ver na prática a diversificada Fauna e Flora que compõem o nosso ecossistema e ainda arborizaram a escola com mudas trazidas do Horto. A qual as mesmas vem sendo cuidadas atenciosamente pelos nossos alunos e funcionários.

JORNAL ESCOLAR






JORNAL ESCOLAR

Realizar o Jornal na Escola é muito mais que divulgar informações, fazer propagandas e realizar um trabalho em grupo. É também isso, e vai muito além, busca desenvolver a criatividade, o espirito crítico, a expressão oral e escrita. É conhecer a realidade, os problemas locais, a cultura de um povo. Por isso, nós como educadores, podemos utilizar os diferentes tipos de Jornais para enriquecer a nossa prática pedagógica, bem como desenvolver um trabalho com qualidade, onde com certeza nossos alunos encontrarão mais interesse e, consequentemente, construirão conhecimentos significativos. Como parte integrante do EDUCOMUNICAÇÃO o jornal escolar engloba alunos, professores, funcionários e gestão escolar, mas a frente do jornal está as professora Valdirene Payão e Gilma Alves articulando e veiculando informações, contando com a colaboração do coordenador Agnaldo Périgo, dos professores Juliana Rondon e Marivaldo Félix.

HORTA ESCOLAR



HORTA ESCOLAR

A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos, proporcionando possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. Neste segundo bimestre o destaque fica por conta professora Cláudia Infantino que contribuiu de maneira multiplicadora no conhecimento de seus educandos. Os alunos além de realizarem adubação, plantio, limpeza, regagem e colheita, também estudaram sobre períodos de produção, melhor época para plantio, plantas nativas e exóticas.

HISTORIOGRAFIA MATOGROSSENSE E LEGISLAÇÃO



HISTORIOGRAFIA MATOGROSSENSE E LEGISLAÇÃO

Mato Grosso é fascinante por sua bela Flora e Fauna que encanta a todos que por aqui vêm passear, além disso, tem uma história encantadora com bandeirantes, índios, desbravadores, colonizadores. A mudança de paisagem foi devastadora devido ao grande aumento da população, na capital e na baixada cuiabana. Mas o que muitos deveriam se inteirar são dos assuntos que ocorrem dentro da Assembleia Legislativa, de como funciona, quais projetos de leis previstos e aprovados, como se faz a Legislação, dentre outros formarem o cidadão consciente. De acordo com esses objetivos o professor Antônio Folha, a professora Rosely Santiago e a professora Irene Bianchini levaram os alunos em expedição até a Assembleia Legislativa e em seguida ao Arquivo Público do Estado de Mato Grosso, nessa aventura os alunos viajaram ao mundo de informações que complementaram seus estudos sobre o estado de Mato Grosso.

FORÇA DE TRAÇÃO




FORÇA DE TRAÇÃO

Na física, a tração é a força aplicada sobre um corpo numa direção perpendicular à sua superfície de corte e num sentido tal que, possivelmente, provoque a sua ruptura. O esforço de tração causa uma reorganização na estrutura molecular da peça movimentando os átomos a fim de se agruparem o máximo possível até certo limite. Isso ocorre devido ao deslocamento de moléculas que se alojam nas “imperfeições” causadas no momento da solidificação, estas “imperfeições” são chamadas de contorno de grão e são melhores estudadas na ciência de ensaio dos materiais. O professor Warley Taveira e os alunos fizeram uma invenção para desenvolver o projeto que envolvia força de tração e força elástica, pelo entusiasmo dos alunos, pode-se dizer que aprovaram o projeto. 

EXTRAÇÃO DE DNA

EXTRAÇÃO DE DNA

O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNS. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética. De acordo com suas aulas a professora Nayara Bigliardi desenvolveu o projeto de extração de DNA utilizando frutas para as atividades. Os alunos após os estudos, a extração e a observação, fizeram maquetes reproduzindo uma molécula de DNA.

DIA D... INFORMAÇÃO


DIA D... INFORMAÇÃO
O mês de Maio foi escolhido para dar ênfase ao dia 18 que foi decretado para dar inicio ao Combate a Violência infanto-juvenil. Neste mês as professoras Genicrei França e Cláudia Infantino levaram em expedição ao Lar da 3ª Idade e as ruas para uma caminhada para suscitar na comunidade sobre a hora é agora, não se calem, ouçam, denunciem casos de violência. Os educandos vivenciaram de perto a realidade do abandono pela família dos idosos e descobriram histórias marcantes e muitas vezes chocantes. Vivenciaram histórias da vida real através de vídeos trabalhados pelos professores e analisaram as questões de Políticas Públicas tanto da Assistência Social como a do Conselho Tutelar.

Dissertação

DISSERTAÇÃO

A dissertação é o gênero de texto exigido dos vestibulandos na maior parte dos vestibulares do país. Ou seja, se você quer garantir sua vaga em uma universidade, não pode deixar de saber fazer uma dissertação. A dissertação exige amadurecimento no assunto tratado, conhecimento da matéria, pendor para a reflexão, raciocínio lógico, potencial argumentativo, capacidade de análise e de síntese, além do domínio de expressão verbal adequada e de estruturas linguísticas específicas. A professora Alice Mendes vem desenvolvendo a produção de texto a algum tempo, a ideia é de que os alunos despertem em si o seu lado de bom produtor de texto e consiga fazer uma boa produção no ENEM ou em vestibulares.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

CONCERTOS DIDÁTICOS – PEER GYNT

Desde 2009 a Orquestra do Estado de Mato Grosso em parceria com Cimentos Votorantim e a SEDUC desenvolvem os Concertos Didáticos, envolvendo as escolas do município de Nobres. Neste ano de 2013 a peça escolhida foi “PEER GYNT” do autor Henrik Ibsen e do compositor Edvarg Grieg. Os professores Cleonice Freitas, Gilma Alves, Irene Bianchini, Marivaldo Felix, Nayara Bigliardi, Zaira Valandro, Warley Taveira, Valdirene Payão e Juliana Rondon participaram da oficina de capacitação dos Concertos Didáticos, em seguida os professores desenvolveram com os alunos a história dos Concertos Didáticos, a peça e a sinfonia, e no dia 21 de Junho os alunos em tutoria dos professores estiveram presentes ao Cine Teatro Cuiabá para vivenciarem ao evento cultural.

A QUÍMICA DO LEITE

O leite é um alimento que possui um alto valor nutritivo, constituindo em um alimento complexo que contém água, carboidratos (basicamente lactose), gorduras, proteínas (principalmente caseína), minerais e vitaminas em diferentes estados de dispersão. Porém, apesar de ser considerado um alimento completo, o leite não possui quantidade suficiente de ferro e vitamina D para atender as exigências de uma nutrição completa. Pensando em informações que os alunos já possuem e naquilo que os mesmos podem descobrir através de uma análise química, a professora Gislene Ribeiro os instigou a participar do projeto que por sua vez trouxe informações teóricas e práticas, testando diversos tipos de leites e as diversas formas de adulteração de um produto por meio de um solvente natural. Para os alunos a experiência foi inovadora.


Estamos chegando ao fim de mais um semestre letivo, nesses meses desenvolvemos mais de 100 projetos. Projetos esses que foram executados com muito êxito pelos nossos professores, alunos, funcionários, comunidade escolar externa e colaboradores. A cada ano que passa vivenciamos realidades diferentes, porém não nos impede de prosseguir perseverando e vencendo obstáculos. Este ano nosso blog está divulgando frequentemente tudo o que acontece em nossa escola, e contamos com o apoio de todos para divulgação de mais está ferramenta educacional. Parabéns a todos os envolvidos nos projetos pelo bom desempenho.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

SALA DO EDUCADOR
A sala do educador nos impõem desafios que muitas vezes somos limitados a seguir em frente, porém é uma ferramenta que nos proporciona compartilhar os conhecimentos e dividir nossas dúvidas. A última discussão foi sobre as novas metodologias de avaliação, no começo parece ser um bicho de sete cabeças, mas a partir do momento que colocamos a mão na massa "literalmente", vimos que o bicho nem tem tantas cabeças assim. E inovar faz parte das nossas propostas pedagógicas do PROEMI. 
Fizemos uma aula prática no sábado (18/05) sobre como trabalhar avaliações matemáticas, e após abordar conceitos sobre geometria, frações e medidas, fizemos pizzas dividas em frações. Foi muto bom, e todos puderam compreender a questão sobre avaliação. Parabéns aos funcionários da Escola Nilo Póvoas, pelo empenho na sala do educador.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

JORNAL NILOTÍCIAS
Dá só uma "espiadinha" no que acabou de chegar, a 1ª edição do Nilotícias 2013 já esta circulando pela "City", quem não recebeu a versão impressa pode saborear-se com a versão digitalizada em nosso blog. A ideia do Jornal escolar está presente desde 2011 e foi ampliado neste ano de 2013 com a participação exclusiva da Educomunicação em nossa escola.
 













domingo, 26 de maio de 2013

Talk about Violence – Falando sobre violência

 A violência pode ser vista como um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro. Foi pensando nas ações violentas que ocorrem no convívio social dentro e fora da escola que o prof. Marivaldo Félix convidou a ex-conselheira municipal Euzani Ferreira da Costa para uma proveitosa palestra sobre o assunto, explorando e aguçando o conhecimento dos alunos, aprendendo a qualificar e identificar diversas formas de agressões.


Sabão de soda – consumo consciente

De acordo com estudos proporcionados pela professora de biologia, Nayara Bigliardi, os alunos devem compreender e identificar as consequências das ações humanas nas relações do sistema, do equilíbrio e a manutenção da vida, muitas dessas ações podem ser proporcionadas através da reciclagem de produtos que muitas vezes são descartados na natureza de forma inadequada. Como iniciativa para o conceito Meio Ambiente a confecção de sabão de soda feito à base de óleo de cozinha usado foi um dos principais temas trabalhados neste bimestre a iniciativa veio a partir da ideia de reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado na cozinha da escola, que como na maioria das vezes era descartado na natureza.



Robótica

Curiosidade, empolgação, concentração, orgulho e prazer. Entender que a aprendizagem efetiva passa por essas emoções. Compreender que os jovens aprendem melhor quando constroem algo em que acham algum significado pessoal - seja um robô, um poema, um castelo de areia ou um programa de computador. Os projetos são desenvolvidos de modo que os alunos criem seu próprio conhecimento e associe-o a algo de sua vivência. O projeto de robótica aguçou a curiosidade dos alunos, pois para eles a experiência foi inovadora, interessante e empreendedora. A cada cálculo e peça montada os objetos se formavam diante de seus olhos, como num passe de mágica. A inovação e a inclusão de novas tecnologias em meio ao conhecimento tem promovido satisfação aos nossos alunos. O prof. Alfredo Gusmão deu o pontapé inicial ao projeto e o manterá nos próximos bimestres letivos.




Projeto Horta

A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos. Visando proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. Neste ano de 2013 os professores envolvidos estão divididos em grupos para movimentar os canteiros, desenvolver atividades com os alunos e ampliar a colheita de hortaliças para a diversificação da merenda escolar com produtos orgânicos. A professora Irene Célia trabalhou com uma equipe de 18 alunos, semearam couve e cebolinha, e logo teremos uma deliciosa farofa ou suco de couve.
Produção de Textos

Com o objetivo de conduzir o aluno a se tornar leitor e produtor eficiente de textos, de acordo com o assunto, o gênero e a linguagem que a prof.ª Alice Mendes desenvolveu o projeto de produção de textos que visa a leitura de diversos tipos de textos proporcionando ao aluno um conhecimento amplo de normas de linguagem e aplicando-os na produção de textos de sua autoria. Para muitos dos alunos que participaram o contato com diversos tipos de textos é estimulante, divertido e criativo, pois como muitos dos textos apresentam apenas leitura, faz com que o aluno viaje ao centro de sua imaginação criando cenas para cada frase lida.
Mulher – As transformações da mulher ao longo do tempo

A professora de História Rosely Santiago desenvolveu neste primeiro bimestre a interação do convívio social de seus alunos com grandes nomes femininos da sociedade nobrense. Além do conhecimento histórico sobre a transformação da mulher, os alunos vivenciaram na prática como se deu esse processo. Após a visita a casa da Dona Malvina, um dona de casa, mãe de sete filhos e que vive de sua pequena produção caseira de queijos, doces, melado, rapadura e outros, que com muito esforço conseguiu proporcionar a educação de seus filhos. O que para muitos parece ser um caminho perdido, para esta guerreira foi o pódio da vitória e a satisfação que valeu a pena cada minuto de trabalho árduo. E ainda aconselhou os alunos que hoje em dia teem a facilidade de estudar e muitas vezes desperdiçam essa oportunidade. Para os alunos o debate sobre as grandes conquistas da mulher não somente no Brasil, mas no mundo todo só foi possível depois de muita batalha, e que são graças a essas perseveranças que a mulher tem hoje o direito de votar, de salário, de leis que a defendam.
A influência da mulher na sociedade

A profª Joziney Brasil complementando os trabalhos sobre a mulher promoveu aos seus alunos uma palestra com a Advogada Vânia Pereira que abordou dignamente o exercício da sua profissão em meio à sociedade, quais as dificuldades que enfrentou para conseguir prestígio. Por sua vez ainda esclareceu dúvidas sobre a Lei 11.340- A Lei Maria da Penha “Lei que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.”. Para os alunos foi satisfatório conhecer sobre a trajetória da mulher na política, os direitos trabalhistas da mulher e a conquista do seu espaço no mundo globalizado. Conheceram a fundo a Lei Maria da Penha e sanaram dúvidas com relação à lei. Para eles foi de grande valia a participação, pois aprenderam que a maior causa da violência contra a mulher é a omissão, que na maioria das vezes leva a óbito essas cidadãs.


08 de Março – Dia Internacional da Mulher

Encerrando as atividades sobre a mulher a prof.ª Gilma Alves, juntamente com os alunos e a escola fizeram uma homenagem no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher. O dia provocou uma reflexão sobre a história do dia da mulher, com a orientação do eixo norteador sobre “o convívio social”, com apresentação dos trabalhos expostos no mural da escola e apresentações musicais com os alunos Gabriel Tharyk (3º ano), a aluna Raysa Barbato (2º ano) e a aluna Liandra Polinski (1º ano).  Complementando as comemorações, no período matutino, foi oferecido um café da manhã as funcionárias da limpeza da cidade que receberam sacolas, confeccionadas com papel e recheadas com brindes oferecidos pelos alunos, à programação se estendeu ao período vespertino e noturno com participação efetiva dos alunos, professores e funcionários da escola.